SSL Stats

Quais as Vantagens de ter um Certificado SSL/TLS?

Certificado SSL/TLS

O que é um Certificado SSL/TLS?

O Certificado SSL/TLS (SSL Certificate ou TLS Certificate), também chamado de Certificado TLS, Certificado HTTPS ou Certificado para Site, é um certificado digital que possibilita a comunicação segura entre um servidor Web (site, webmail, sistema web, etc) e um navegador de Internet (Chrome, Safari, Edge, Firefox, etc). Ao usar criptografia SSL/TLS, o certificado SSL impede as informações confidenciais enviadas pelos usuários sejam interceptadas por terceiros ao acessar um site.

Nas propriedades do certificado TLS SSL estão presentes as seguintes informações:

  • Data de emissão;
  • Data de expiração;
  • Autoridade Certificadora responsável pela emissão;
  • Nome da empresa (somente para o certificado SSL OV ou certificado SSL EV);
  • Nome do domínio (FQDN);
  • Domínios adicionais SAN SSL;

Para visualizar essas informações do certificado TLS/SSL, clique no símbolo de cadeado na barra de endereços do seu navegador.

O que é SSL e TLS?

Através dos protocolos de segurança SSL (Secure Sockets Layer) e o seu sucessor TLS (Transport Layer Security), o certificado SSL TLS impede que hackers possam ver ou capturar os dados enviados pelos usuários quando acessam seu site, garantindo assim a segurança e a privacidade das informações trafegadas.

O HTTPS é uma indicação visual de que um site está usando um certificado SSL/TLS. Quando na barra de endereço do navegador é mostrado um cadeado (sem avisos) e a URL começa com https://, significa que o site tem um certificado SSL/TLS válido e a conexão é segura (SSL seguro).

O protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é crucial para garantir a segurança e autenticidade de um site. Com a crescente demanda por segurança online, é fundamental possuir um certificado SSL válido em seu site, especialmente um certificado digital SSL EV, que possui recursos adicionais de confiabilidade. Além disso, a segurança e a confiabilidade do site são reforçadas com a implementação de um certificado SSL e um selo SSL de site seguro.

Ao adquirir um certificado SSL/TLS, o titular ou responsável pelo site deve completar um procedimento de verificação para comprovar o controle ou autoridade do domínio em uso. Além disso, é crucial comprar certificados SSL de uma autoridade certificadora confiável, como a DigiCert, e não um certificado ssl gratuito, para aumentar a segurança, autenticidade e credibilidade de um site. Um certificado ssl gratis não tem suporte e nem garantia de funcionamento.

Desta forma, os certificados SSL/TLS também ajudam os usuários a assegurar que eles estão acessando um site seguro, autêntico e não clonado. A privacidade e a proteção dos dados são prioridades para qualquer site que lida com transações online e principalmente para sites de e-commerce. A validação e autenticação dos certificados SSL/TLS são essenciais para aumentar a confiança dos usuários.

Qual a importância de um Certificado SSL/TLS?

Todos os sites têm a necessidade de possuir um certificado SSL/TLS, especialmente aqueles que realizam transações financeiras e lidam com dados confidenciais, para maior confiança e para reforçar a segurança. Comprar certificados SSL é uma prática fundamental para qualquer site que busca estabelecer confiança e proteção para seus visitantes. A segurança dos dados é uma preocupação crescente para os usuários da internet, tornando os certificados SSL essenciais para qualquer site. A confiabilidade e a segurança dos sites são fatores fundamentais para escolher e comprar um certificado SSL/TLS, dentre as várias opções de certificados digitais SSL existentes.

Se você tem vende produtos e serviços online, o certificado SSL é vital para as transações de pagamento de seus clientes, seja através de cartão de crédito, débito ou Pix. Cartão de crédito, contudo, continua sendo o método de pagamento preferido dos usuários. Mas, para disponibilizá-lo como opção de pagamento, a maioria das operadoras de cartão requer a instalação do certificado SSL no site. Somente com o certificado, a integração dos sistemas para pagamentos com cartão é possível. O certificado digital SSL é indispensável para lojas virtuais, sistemas de e-commerce e compras online.

O certificado digital SSL/TLS ajuda a proteger a privacidade de diversos tipos de informações, como:

  • Dados de acesso a áreas restritas de um site (login e senha)
  • Credenciais de e-mails quando acessados através de um webmail
  • Transações financeiras e números de cartões de crédito
  • Dados cadastrais e informações confidenciais

Quando se trata de SEO, os certificados digitais SSL/TLS ajudam a aumentar o ranking do seu site. A implementação de um certificado SSL pode melhorar significativamente a classificação nos mecanismos de busca, aumentando a visibilidade do site e a confiança dos usuários. Se um site não tiver um certificado SSL/TLS ativo e válido, os navegadores o marcarão como não seguro. A segurança do site é um fator importante para o Google ao determinar a classificação nos resultados de pesquisa. A confiabilidade e a integridade dos sites são aspectos cruciais para o SEO. Esse é mais um motivo de comprar SSL para o seu site.

Os certificados SSL/TLS de validação empresarial (OV) e validação estendida (EV) são úteis para aumentar a reputação das empresas, pois informam aos visitantes que o site foi certificado e verificado por uma autoridade certificadora (AC) confiável. Os criminosos cibernéticos frequentemente imitam sites de comércio eletrônico legítimos para realizar fraudes. Se um site tem um certificado SSL OV ou EV, é possível comprovar se o site é verdadeiro, verificando as propriedades do certificado SSL no navegador e clicando no selo SSL de site seguro.

Quais são os diferentes tipos de certificados SSL/TLS?

A criptografia é igual em todos os Certificados SSL/TLS, mas há diferenças que se devem ao número de endereços a serem protegidos e ao nível de validação utilizado. Comprar certificado SSL com validação de organização ou validação estendida pode oferecer um nível mais alto de confiança e segurança para o seu site. A proteção dos dados e a autenticação dos sites são aspectos cruciais para os usuários e para os mecanismos de busca. A confiabilidade e a autenticidade dos certificados SSL/TLS são fundamentais para garantir a segurança dos sites.

Certificados SSL/TLS por nível de validação:

  • Certificados SSL DV (Validação de Domínio): Apenas o direito de uso do domínio é validado, não sendo necessário possuir uma empresa. A verificação é realizada em minutos através de e-mail ou DNS. Quanto à propriedade do certificado SSL DV, não é exibido o nome da empresa, mas apenas o endereço (domínio) para o qual foi emitido.
  • Certificados SSL OV (Validação Organizacional): Verifica se a empresa é proprietária do domínio e legalmente constituída com CNPJ ativo. Nas propriedades do certificado e no selo SSL de site seguro, é exibido o nome de empresa.
  • Certificados SSL EV (Validação Estendida): O processo de validação é mais rigoroso que o feito para o certificado OV, proporcionando maior confiabilidade ao garantir que sua empresa foi completamente verificada e validada.

Certificados SSL/TLS por número de endereços protegidos:

  • Certificado Digital SSL/TLS padrão: Sua proteção só é aplicável a um único URL composto por seu domínio, com e sem o www, por exemplo, https://www.rapidssl.com.br e https://rapidssl.com.br .
    Certificado Digital SSL/TLS de domínio único: RapidSSL PRO, SiteGuard OV e SiteGuard EV
  • Certificado Digital SSL WildCard, Certificado Coringa, SSL WildCard ou WildCard SSL: Esse tipo de certificado SSL protege uma quantidade ilimitada de subdomínios do mesmo domínio (um nível). Por exemplo, um certificado SSL Wildcard emitido para *.rapidssl.com.br funcionará em https://rapidssl.com.br, https://www.rapidssl.com.br e https://loja.rapidssl.com.br, bastando substituir o * por qualquer outro nome para que o certificado SSL funcione automaticamente no sub-domínio formado.
    Certificado Digital SSL/TLS WildCard: RapidSSL PRO WildCard e SiteGuard OV WildCard
  • Certificado Digital SSL/TLS Multi-Domínio: Por meio da propriedade SAN, o certificado SSL multi-domínio pode ser utilizado em vários endereços, que podem ser formados por subdomínios de qualquer nível e por domínios diferentes. Por exemplo, o certificado SSL multi-domínio emitido para www.rapidssl.com.br com 3 endereços SAN adicionais contratos, também pode ser utilizado para https://www.speedhost.com.br, https://www.activeweb.com.br e https://cp.activeweb.com.br .
    Certificado Digital SSL Multi-Domínio: SiteGuard DV Multi-Domínio e SiteGuard EV Multi-Domínio
Por que não utilizar um certificado SSL gratuito?

O certificado SSL gratuito não possui nenhuma garantia de funcionamento. Você fica desprotegido em caso de falhas e não tem acesso a nenhum tipo de suporte. Também não possui selo SSL de site seguro e não tem a opções de certificado SSL OV e certificado SSL EV para a validação da empresa e maior credibilidade.

Como comprar um certificado SSL/TLS?

Você pode comprar facilmente um certificado SSL/TLS através do nosso site: www.rapidssl.com.br .

Após a solicitação e para a emissão do Certificado SSL é necessário possuir um domínio registrado e gerar um CSR (Certificate Signing Request).

O CSR é um arquivo texto criptografado contendo as informações necessário para gerar o certificado SSL/TLS.

O CSR pode ser gerado no servidor web que hospeda o seu site ou através da ferramenta AutoCSR presente no nosso Portal do Cliente, que gera o CSR automaticamente de forma segura.

Ao utilizar o nosso recurso AutoCSR, você poderá obter o seu certificado SSL/TLS em diversos formatos, inclusive no formato completo PFX.

Após a confirmação de pagamento, o seu certificado SSL/TLS já estará disponível para iniciar a emissão através do nosso Portal do Cliente.

Após completado o processo de validação, o seu certificado SSL/TLS estará disponível para download no Portal do Cliente, para que você possa instalar no servidor web que hospeda o seu site.

O certificado digital SSL DV é emitidos em minutos após completada a validação automática por e-mail ou DNS. Já os certificados digitais SSL OV e EV podem demorar de 1 a 5 dias úteis para a Autoridade Certificadora concluir a validação.

Um único certificado SSL/TLS pode ser instalado em vários servidores?

Sim, os certificados SSL podem ser instalados em ilimitados servidores, desde que todos os servidores respondam pelos endereços (FQDN) contidos no certificado SSL. Exemplos:

  • O site www.rapidssl.com.br é hospedado em um cluster de 3 servidores web. É possível utilizar um único certificado RapidSSL PRO e instalar o mesmo nos 3 servidores web.
  • Possuo 3 sites no mesmo domínio mas com endereços diferentes: www.rapidssl.com.br , loja.rapidssl.com.br e financeiro.rapidssl.com.br, cada um hospedado em um servidor diferente. Com apenas um certificado SSL WildCard eu posso proteger os 3 sites instalando o mesmo certificado digital nos 3 servidores. Os 3 sites também poderiam estar no mesmo servidor que o certificado SSL WildCard iria funcionar perfeitamente.
  • Possuo 3 sites com domínios diferentes: www.rapidssl.com.br , www.activeweb.com.br e www.speedhost.com.br . Nesse caso a solução com melhor custo-benefício é utilizar um único certificado SSL Multi-Domínio para proteger os 3 endereços em um ou mais servidores.

Qual a diferença entre o certificado SSL WildCard e o certificado SSL Multi-Domínio?

O certificado SSL WildCard funciona em apenas um domínio. Você pode proteger ilimitados sub-domínios, mas sempre no mesmo domínio e em apenas em um nível, exemplo:

Certificado SSL WildCard

O certificado SSL Multi-Domínio pode ser utilizado em domínios diferentes, mas a quantidade não é ilimitada. Também pode ser utilizado em sub-domínios de qualquer nível, exemplo:

Certificado SSL Multi-Domínio

O certificado digital SiteGuard DV Multi-Domínio por padrão vem com suporte a 3 endereços (1 principal e 2 endereços adicionais SAN).

O certificado digital SiteGuard OV Multi-Domínio por padrão vem com suporte a 5 endereços (1 principal e 4 endereços adicionais SAN).

O certificado digital SiteGuard EV Multi-Domínio por padrão vem com suporte a 3 endereços (1 principal e 2 endereços adicionais SAN).

Com o certificado SSL Multi-Domínio é possível contratar endereços adicionais até o limite de 250 endereços no total.

Utilize o certificado SSL WildCard quando você precisa proteger vários sub-domínios de um domínio em um nível.

Utilize o certificado SSL Multi-Domínio quando você precisa proteger endereços formados por vários domínios, sejam eles sub-domínios de um ou mais níveis.

Qual a validade máxima dos certificados SSL/TLS?

O CA/Browser Forum, um grupo formado por Autoridades Certificadoras (certificate authority) e pelas grandes empresas criadoras dos navegadores de Internet, determinou em 2020 que um certificado digital SSL/TLS pode ter validade de até 13 meses (397 dias).

Com o nosso plano de assinatura compre o seu certificado SSL/TLS por um período de até 3 anos. Assim, você pode aproveitar os descontos progressivos, garantir o preço contratado durante o período e ainda, não terá a necessidade de passar pelo processo de compra todo ano.

Para planos de 2 anos ou mais, você precisará reemitir gratuitamente e instalar o certificado SSL a cada ano até completar a validade do plano contratado. A reemissão é feita facilmente através do nosso Portal do Cliente.

Como renovar o certificado SSL/TLS?

O processo de renovação é o mesmo de comprar um certificado SSL/TLS novo, sendo necessário gerar novamente o CSR e atualizar a instalação dos arquivos do certificado digital SSL no seu servidor.

Recomendamos que você renove o seu certificado SSL/TLS 30 dias antes do seu vencimento.

A ActiveWeb tem o Certificado Digital perfeito para o seu negócio:

A ActiveWeb possui uma solução completa não só em Certificados SSL/TLS, mas também em Certificado para Email Seguro S/MIME e Certificado para Assinatura de Código Code Signing.